Contexto


O objetivo deste seminário é discutir as relações entre população, espaço e ambiente, dando especial ênfase às demandas urgentes que se fazem para o campo dos estudos ambientais relacionadas às mudanças climáticas, em particular. Entende-se que um dos principais desafios para o campo de estudos populacionais no sentido de incluir as dimensões humanas das mudanças ambientais globais é a articulação das escalas. As escalas temporais e espaciais tradicionalmente utilizadas no campo das ciências humanas frequentemente não são aderentes às escalas utilizadas pelas ciências naturais e do clima, que se valem de séries históricas e projeções em escalas geológicas de longo prazo. Assim, é importante que se constituam novos paradigmas capazes de compatibilizar as escalas de análise para que os estudos interdisciplinares de ambas as tradições científicas possam se integrar de forma harmônica e fazer sentido, sobretudo, para as políticas públicas na escala intra-urbana (onde esta efetivamente se aplica à população).
O evento será um esforço conjunto do Grupo de Trabalho População, Espaço e Ambiente (GT-PopEA) da Associação Brasileira de Estudos Populacionais (ABEP) e da Rede Brasileira de Pesquisa em Mudanças Climáticas (RedeCLIMA), no âmbito da sub-rede Cidades e Mudanças Climáticas. Este grupo já tem trabalhado na discussão destes temas há alguns anos, mas considera-se importante um momento de discussão que permita aos estudiosos dessas questões refletirem sobre as abordagens teóricas, metodológicas e das ferramentas analíticas que incorporem a dimensão temporal e espacial enquanto unidades analíticas capazes de aplicação nas políticas sociais.
O público-alvo prioritário é de pesquisadores, docentes, estudantes de pós-graduação e profissionais ligados aos estudos populacionais, ambientais e das mudanças climáticas. O seminário será organizado em três dias de atividades, incluindo uma Conferência de abertura, duas mesas redondas compostas por especialistas de diferentes áreas do conhecimento e duas sessões temáticas (com chamada de trabalhos) convidando os pesquisadores a apresentarem trabalhos em andamento no que se refere às interfaces ambientais: a dimensão espacial como unidade de análise, as demandas pela interdisciplinaridade e as abordagens teóricas e metodológicas para o enfrentamento desses desafios.